Foto para Visto Americano

Na hora de solicitar o visto para os EUA, preencher corretamente os formulários pode garantir o sucesso de sua viagem e a foto para visto americano é um detalhe que deve ser observado com cuidado.

Atualmente a foto visto americano deve ter formato 5x5 ou 5x7, colorida e com fundo branco. A mesma deverá ser anexada através de upload no formulário eletrônico. Vale lembrar que o DS-160 substitui os formulários antigos DS-156, 157 e 158.

Não é adequado sorrir na foto para visto americano. Use blusa escura, pois o fundo da foto será branco. Decotes, maquiagens e acessórios devem ser  evitados.

A partir de maio de 2012, serão implantados postos de atendimento em São Paulo e Belo Horizonte, para que os solicitantes entrem com o pedido de visto e entreguem a documentação pertinente. Com estes postos, o atendimento nos consulados ficará descentralizado, o que contribuirá para a aceleração da concessão dos vistos.

Devido ás inúmeras incorreções na foto visto EUA constantes nos formulários, a foto para visto americano será tirada no local de entrega da documentação, seja no consulado ou nos postos.

Com o preenchimento do formulário, o próximo passo será pagar a guia no Citibank, no valor de US$160. Na sequencia, agende a entrevista que só será obrigatória para solicitação do primeiro visto ou vistos especiais. Nos casos de renovação, a entrevista será dispensada.

A demanda por vistos americanos subiu 56% no último ano, fazendo com que o roteiro para concessão fosse mudado afim de facilitar para quem deseja viajar e também para os consulados dos EUA no Brasil, que demoram muito para analisar os documentos e emitir o visto. Em São Paulo, são 35 dias, em média, para se conseguir a autorização de entrada nos EUA. Em Recife o prazo cai para 15 dias. Já os vistos solicitados em Brasília e Rio de Janeiro são enviados em até 7 dias.

Não existe garantia de que o visto será concedido, mas providenciar corretamente os documentos para apresentação pode aumentar muito as chances.

Apenas a foto para visto americano sofreu modificação, sendo ainda necessário um passaporte atual com validade mínima de 6 meses a contar da data da viagem, cópia dos documentos pessoais, formulário preenchido, comprovante da taxa de recolhimento no Citibank, extratos bancários, passagens aéreas, reservas em hotel, faturas de cartão de crédito, contra-cheques, etc.

Para estudantes que desejam estudar nos EUA, o visto estará condicionado à comprovação de matrícula em instituição americana, bem como documentos que provem a capacidade financeira para manutenção da viagem. Caso o custeio da viagem seja realizado por outra pessoa, sua documentação também deverá ser encaminhada ao consulado.

A intenção da Embaixada Americana é comprovar a intenção da viagem e evitar transtornos como trabalho ilegal, tráfico de drogas entre outros.