Renovação de Visto Americano

Com o intuito de agilizar a emissão de vistos para os EUA e atrair turistas, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criou um plano para reduzir a burocracia nos consulados do Brasil e China. Entre as novidades está a extinção da entrevista para quem solicitar a renovação de visto americano, caso o mesmo tenha vencido a menos de um ano.

Renovar visto americano é muito fácil.  Primeiramente acesse o site https://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp. Informe o número do passaporte, data de nascimento e código de segurança exibido na página.

Preencha todos os dados solicitados, confirmando os mais importantes. Será agendada uma data e horário para recebimento da documentação de visto americano. Renovação se dará pelo mesmo período da última concessão.

Tanto para quem deseja solicitar o visto pela primeira vez quanto para renovação do visto americano será necessário preencher o formulário DS-160. Imprima e assine para levá-lo no dia da entrevista.

A taxa para renovar visto americano também é a mesma cobrada para o primeiro visto, ou seja, US$160. Este valor deverá ser pago no Citibank. O número do passaporte e nome do solicitante deverá constar no recibo de pagamento. O passaporte deverá ter validade mínima de 6 meses a contar da data da viagem.

Junte o comprovante de pagamento ao formulário DS-160 disponível no site da embaixada americana. Anexe a ele uma foto 5x5 ou 5x7, colorida e com fundo branco, tirada a menos de 6 meses.

Um despachante ou agência de viagens poderá ser contratado para renovação de visto para os EUA, seja por comodidade ou mesmo por não saber como renovar o visto americano.

Embora a entrevista seja dispensada nos casos de quem deseja renovar visto americano vencido a menos de um ano, a exigência de documentação segue a mesma, ou seja, é necessário levar as passagens de ida e volta, comprovantes de hospedagem, comprovantes financeiros como extratos bancários, contra-cheques, contratos de trabalho, entre outros documentos que comprovem retorno breve ao Brasil. Os vistos só são liberados para quem comprove sua intenção de voltar ao país de origem, descaracterizando toda e qualquer intenção em permanecer nos EUA de forma ilegal.

Outras taxas poderão ser cobradas e pagas no próprio Consulado.

A entrega da documentação poderá ser realizada na Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, nos consulados do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, de acordo com a jurisdição. Recife. Serão abertos postos de coleta de documentos em São Paulo e Belo Horizonte, para desafogar os consulados. Para 2013, há a previsão de instalação de consulados em Belo Horizonte e Porto Alegre.